Facebook Blockchain

O experimento blockchain do Facebook é positivo para a indústria
Embora os experimentos de descentralização do Facebook tenham levantado dúvidas para alguns, Ralph Vugts argumenta que o movimento da gigante de tecnologia é realmente uma coisa boa para a indústria.

A recente explosão em blockchain e cryptocurrencies como Bitcoin e as milhares de imitações que se seguiram, todas prometendo ser a próxima grande coisa e essencialmente torná-lo rico, são todas impulsionadas por uma coisa: pura ganância.

Quando você está olhando para uma troca de criptografia e está pensando em comprar algumas moedas, o que você está realmente fazendo? Você está apostando que um vai subir mais do que outro.

Ninguém está comprando Dogecoin para que eles possam pedir uma pizza online. Inferno, mesmo a taxa de transação do Bitcoin é tão alta agora que custa aproximadamente o mesmo que a própria pizza, o que meio que derrota o propósito.

Eu vou ser honesto, a única razão pela qual eu comecei a negociar nessas trocas foi fazer um dinheirinho rápido como todo mundo. Quando ficou mais difícil ganhar dinheiro rápido, perdi o interesse rapidamente e parei de gastar meu tempo criando scripts para analisar a próxima tendência.

Mas ser ganancioso é ruim. Embora não seja uma ótima maneira de agir como um ser humano (cada dólar que eu fiz foi um que alguém perdeu), neste caso ele ajuda a impulsionar a tecnologia.

Desde o boom do Bitcoin, os colegas nerds têm trabalhado duro na construção das próximas moedas maiores e melhor descentralizadas, que são muito mais eficientes de verificar (não mais US $ 20 de taxa de transação quando você compra sua pizza).

Enquanto a atual tecnologia Blockchain é ótima para armazenar pequenos dados do tipo transação, ainda não estamos realmente na fase do sonho, onde podemos construir aplicações totalmente descentralizadas de forma eficaz.

Você ainda precisa construir seus serviços que interagem com blockchain via meios tradicionais (sites de troca de Bitcoin, por exemplo). Como negócio, é ótimo para nós, pois ainda podemos criar soluções que preencham essa lacuna.

Mas quando o Facebook anunciou recentemente que estava entrando no espaço Blockchain, eu me alegrei um pouco. Enquanto eles definitivamente terão seus próprios interesses no coração, a quantia de dinheiro e recursos que eles irão injetar empurrando a tecnologia para frente ajudará a impulsioná-la para o estágio do sonho de uma Internet totalmente descentralizada.

Precisamos de mais corporações grandes como essa para começar a criar plataformas e estruturas que facilitem e acelerem o desenvolvimento e a implementação de suas ideias.

Enquanto outros grandes players como Microsoft e IBM também estão começando a amadurecer suas plataformas Blockchain, eles ainda têm um longo caminho a percorrer. Infelizmente, eles também estão focados em vender mais tempo para o servidor, então a maioria de suas soluções será direcionada para pressionar esses serviços. Isso torna as empresas como o Facebook ainda mais atraentes, pois elas só querem coletar seus dados da maneira mais econômica e “segura”.

Se quiséssemos encantar Richard Hendricks, da comédia de sucesso da HBO ‘Silicon Valley’, sobre isso e construir uma Internet verdadeiramente descentralizada, vai ser preciso muito investimento para chegar a esse ponto. E muito desse investimento poderia levar as IBMs do mundo a perderem parte do mercado, já que as pessoas não precisam mais comprar servidores, o que os leva a frear algumas idéias realmente boas.

Enquanto a NBN na Austrália ainda é um pouco de brincadeira, em todo o mundo as conexões de internet em casa das pessoas estão ficando cada vez mais rápidas. E se a tecnologia blockchain decolar, como espero que aconteça, um dia os dados que você precisa podem ser armazenados na porta ao lado.

=========================

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *